Há mais de 15 anos promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social.

2005

O movimento Onda Carioca tem raízes no forte embate social que aconteceu na orla marítima carioca por ocasião da implantação do projeto dos novos quiosques. E tudo começou com o Jornal Onda Carioca. De papel reciclado, distribuição gratuita, tiragem de 12 mil exemplares e design despojado, a publicação foi desenvolvida como importante canal de defesa dos trabalhadores praianos.

2007

Nasce a organização ONDA CARIOCA focada na autonomia e protagonismo dos trabalhadores das praias cariocas.

2009

O Jornal se transforma na Revista Onda Carioca, tiragem de 40 mil exemplares, bilíngue e passa a ter uma linha editorial mais voltada para a cultura carioca. A instituição começa a desenvolver projetos fora do eixo praia, como Fazendo Arte e Melodias de Esperança, oficinas socioeducativas para crianças do abrigo Família Santa Clara.

2011

O ciclo praia se encerra e a ONDA CARIOCA começa nova trajetória, agora na favela do Canal das Tachas, mais conhecida como Terreirão, zona oeste do Rio de Janeiro. Assumimos desafios na área de gestão de resíduos sólidos e educação. Em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a associação de moradores, iniciamos o projeto Costurando o Futuro, oficinas de corte e costura de lonas usadas para moradores da favela visando gerartrabalho e renda. De olho na sustentabilidade financeira da instituição, implantamos negócios de impacto social focados na prestação do serviço de gestão ambiental de lonas e venda de produtos de lona com marca própria.

2013

Adotamos e ocupamos a praça Eurico Alencastro Massot, no Terreirão, para darmos início à experiência inédita Praça do Futuro, tecnologia social que propõe um novo olhar para nossas praças públicas.

2015

As oficinas de corte e costura de lonas se transformam em um Programa de Educação Continuada em Moda, Costura e Design de Lonas patrocinado pela Light dentro da Lei Estadual de Incentivo. Única escola de Upcycling de lonas do país, o Costurando passou a ser realizado em parceria com o Instituto de Design do Senai/Cetiqt e suas aulas acontecem no container da Praça do Futuro Terreirão. Também foram iniciados mais dois projetos na praça: Roda Cultural do Terreirão e Leia na Praça.

2017

A Onda Carioca amplia sua atuação na Praça do Futuro Terreirão, agora na área do esporte, com a realização do projeto Real Juventude Futebol na Praça Pesquisa revela que 56% da população do Terreirão ocupa a. Praça do Futuro, com taxa de aprovação de 100%. A ONG também avança na construção da LIGA RJ, plataforma de mobilização e relacionamento das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro.

2019

Implantamos o Polo Gastronômico da Praça do Futuro Terreirão, que tem seu fluxo de visitantes ampliado significativamente. Depois da primeira edição em 2018, a Onda Carioca promove através da LIGA RJ a realização da segunda edição do Circuito Estadual das Rodas Culturais do RJ, com a participação de mais de 100 coletivos de Hip Hop de 23 cidades do Estado. Ativamos também o projeto Container T, agência de Hip Hop que funciona como estúdio musical, assessoramento artistas e produções audiovisuais.

2021

A pandemia afetou drasticamente nossa organização, que foi forçada a interromper suas atividades, inclusive a Praça do Futuro Terreirão. Grupos interessados na exploração comercial da praça passaram a pressionar pela saída da ONG, que acabou levando sua sede para 8W, comunidade vizinha ao Terreirão.

2022

Conquistamos o prêmio Rua Cultural RJ, concedido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e implantamos o projeto Galeria 8W, quetransformou a comunidade 8W em uma galeria de artes a céu aberto com 27 painéis de graffiti que contam a história do lugar de 5 mil anos atrás até os dias de hoje.

2023

Iniciamos a formulação do projeto Parque Comunitário do Rangel, que visa proteger, restaurar e conservar os valores ambientais e históricos do Morro do Rangel, localizado ao lado da comunidade 8W.

2024

Ano de mudanças relevantes na Onda Carioca, com novo planejamento estratégico, eleições para escolha da nova diretoria e conselho de administração e inauguração nova base na Vila Vintém. Lançamento projetos Polo Hip Hop Favelart e Upcy.

×